Durante o desenvolvimento da humanidade, temos sido constantemente expostos à luz do sol que é essencial para a vitamina D. Preocupações sobre o câncer de pele nos ensinaram a evitar a luz solar direta, o que finalmente levou a um declínio mundial os valores de vitamina D em nossos corpos.

A deficiência de vitamina D é tão difundida que podemos falar sobre a endemia do nosso tempo. Estima-se que até 1.000 milhões de pessoas sofram dessa deficiência. O que afeta toda a vitamina D vai aprender na próxima série de artigos.

Vitamina D para o coração e vasos sanguíneos

No contexto das doenças cardiovasculares (DCV), os fatores de risco como obesidade, tabagismo, falta de movimento, colesterol alto ou homocisteína são os mais comuns. No entanto, existem estudos que mostram claramente a necessidade de vitamina D para a saúde cardíaca e vascular. Homens com deficiência de vitamina D têm um risco 2 vezes maior de ataque cardíaco. A baixa quantidade de vitamina D (abaixo de 15 ng / ml) aumenta o risco de DCV em 62% e também afeta o início da hipertensão.

A vitamina D protege o sistema cardiovascular de várias maneiras: atua nas células musculares lisas, reduz a inflamação, ajuda a controlar a calcificação dos vasos sanguíneos, melhora a função endotelial (revestimento interno dos vasos) e reduz a pressão arterial.

D suficiente para diabetes

O último estudo mostra que a vitamina D, provavelmente, participa do funcionamento das células beta (isto é, aquelas que produzem e liberam insulina no pâncreas), interfere na sensibilidade do corpo à insulina e afeta a maneira como nosso corpo reage. a glicose.

O efeito positivo da vitamina D não é apenas para diabetes tipo 2, mas também para o primeiro tipo, que é uma doença auto-imune. O baixo número de horas de luz solar correlaciona-se com o aparecimento do diabetes tipo 1. A ingestão suficiente de vitamina D durante a gravidez, lactação e primeira infância provavelmente reduzirá o risco de desenvolver diabetes tipo 1. Um dos aspectos cruciais é o efeito direto da vitamina D sobre o sistema imunológico, o que é bem documentado.

Fonte: Glen Matten, Aidan Goggins: Deite-se na saúde (Como obter saúde excepcional), Jota Publications, 2013