Nutrição Solar - primeira parte

A vitamina D é um nutriente essencial para o corpo humano. Seus efeitos positivos estão longe dos ossos, mas afetam muitas áreas da nossa saúde. A vitamina D melhora muito nossa capacidade de resistir a doenças crônicas graves.

Como a vitamina D tem um impacto integral em muitos aspectos da nossa saúde, fornecemos informações em três artigos.

Vitamina D e ossos

A saúde dos nossos ossos depende da ligação funcional entre a vitamina D e o cálcio. A vitamina D aumenta a quantidade de cálcio no sangue, o que leva a intensa mineralização dos ossos. Em baixos níveis de vitamina D, os níveis de cálcio no sangue também são reduzidos. Isso faz com que o cálcio comece a ser liberado do osso, o processo oposto, pela ação do hormônio da paratireóide.

Para alcançar uma condição óssea saudável, devemos ter um nível mínimo de 20 ng / ml de vitamina D. O valor ideal reduz o risco de fraturas e até de quedas. A prevenção do risco de osteoporose e fraturas deve ser resolvida logo após o nascimento e pelo menos durante os meses de inverno.

Vitamina por décadas

Baixos níveis de vitamina D estão atualmente associados ao risco de muitas doenças, como diabetes, vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares, esclerose múltipla, artrite reumatóide, pré-eclâmpsia, doenças infecciosas, doença de Alzheimer e até mesmo disfunções neurocognitivas. É por isso que a vitamina D é agora conhecida como a "vitamina da década". Foi confirmado que a taxa de mortalidade por doenças selecionadas aumenta de acordo com a latitude, ou seja, quanto mais longe o equador, maior o risco da doença.

Vitamina D e câncer

A vitamina D pode ser imaginada como um guardião nos locais especiais das células do nosso corpo. Quando a célula é invasiva ou não funciona adequadamente, a vitamina D desencadeia um alarme e ativa os mecanismos de defesa celular. Sem guardas-D, as células danificadas poderiam se desenvolver e crescer descontroladamente. No genótipo humano, existem mais de 1000 genes sensíveis à vitamina D e muitos deles afetam funções importantes, como a regulação da proliferação ou diferenciação celular. De acordo com estudos anteriores, o efeito protetor mais poderoso da vitamina D no câncer de cólon e mama é. O aumento dos níveis de vitamina D no sangue acima de 30 ng / ml reduziu o risco global de todos os tipos de câncer em 35%.

Fuente: Glen Matten, Aidan Goggins: Deite-se na saúde (Como conseguir saúde excepcional), Publicações Jota, 2013

Leia também:

Nutrição Solar - Segunda parte

Durante o desenvolvimento da humanidade, temos sido constantemente expostos à luz do sol que é essencial para a vitamina D. Preocupações sobre o câncer de pele nos ensinaram a evitar a luz solar direta, o que finalmente levou a um declínio mundial os valores de vitamina D em nossos corpos.

24/10/2018 339× Lido

Nutrição Solar - Parte Três

Assim que conhecemos os efeitos da vitamina D em nossa saúde, dificilmente podemos nos reconciliar com a idéia de pertencermos àquelas pessoas cuja deficiência é típica. Podemos oferecer-lhe uma solução e explicar como aumentar os seus níveis de vitamina D no organismo.

24/10/2018 52× Lido

GALERIA VIDEO


GALERIA FOTOGRAFIA


ARTIGOS MAIS POPULARES

Moringa – o uso e os efeitos desta árvore milagrosa

É possível recomendar o uso da planta universal versátil Moringa á todos quanto precisam cobrir suas necessidades diárias com uma maior variedade de v...

As folhas de Moringa como apoio á potência

Tradicionalmente, Moringa é entendida como uma resposta á diferentes doenças e como sendo um complemento medicinal ideal contra doenças freqüentes e g...

Activista verde contra o cansaço

Nós já sabemos que Moringa tem uma quantidade elevada de ingredientes activos, vitaminas e antioxidantes. No entanto, muitas vezes não conseguimos atr...

A resposta de Moringa para as diabetes maliciosas

É globalmente bem conhecido que a doença diabética se tornou uma epidemia mundial. Decerto que você ou seus ente queridos já tiveram a oportunidade de...