Moringa – o uso e os efeitos desta árvore milagrosa

É possível recomendar o uso da planta universal versátil Moringa á todos quanto precisam cobrir suas necessidades diárias com uma maior variedade de vitaminas importantes, minerais e oligoelementos, sem ter que recorrer aos suplementos nutritivos fabricados sinteticamente.

Uma força saudável escondida em folhas

Moringa é a planta mais rica em nutrientes até então conhecida. Uma quantidade de nutrientes valiosos e substâncias vitais predominam numa proporção óptima sobretudo em suas folhas ou também no pó de suas folhas. É importante destacar particularmente o elevado teor de aminoácidos, dado que nas folhas se encontraram até 18 dos 20 aminoácidos essenciais conhecidos. O próprio organismo humano não dispõe de capacidade de produzi-los, mas eles são um factor importante para o transporte do oxigênio no organismo, para auxilio da capacidade de se concentrar e para muitas outras funções cerebrais importantes.

Uma proporção elevada de antioxidantes foi registada na Moringa. São essenciais para o bom funcionamento do organismo, posto que estes nos protegem dos radicais livres, que muitas vezes podem estar na origem de certas doenças. O chamado índice ORAC ("oxygen radical absorbance capacity"), na base do qual se pode determinar o índice em que são recebidos os radicais livres, revelam se ser, no caso da Moringa significativamente maiores do que nas outras plantas. Isto é provado pelas propriedades antioxidantes da planta que são extremamente boas.

Como interessante se mostrou também o ingrediente zeatina recentemente descoberto. Surpreendentemente, as folhas da Moringa contêm até 1000 vezes mais zeatina do que as outras plantas. Zeatina é realmente um hormônio de crescimento, que é responsável pelo facto de que Moringa vem crescendo assim tão rápido, pois que nela se encontra em volumes consideráveis. No entanto, zeatina funciona em nosso organismo como sendo um estafeta químico, garantindo que todas as substâncias vitais essenciais contidas na Moringa possam ser aceites e usadas pelo organismo. Outra vantagem: zeatina bloqueia a degradação da clorofila nas folhas. Como resultado disso, as proteínas e substâncias vitais que se encontram nas folhas de Moringa vão degradando significativamente muito mais lentamente, o que é uma grande vantagem para o processo seguinte de transformação das folhas em pó, dado que os nutrientes nelas contidos permanecem conservados por muito tempo.


A relação das mais essenciais componentes e suas funções:

  • Aminoácidos essenciais: protegem contra os radicais livres
  • Vitamina A: importante para uma visão saudável
  • Vitamina C: para fortalecimento do sistema imunológico
  • Cálcio: essencial para manter dentes e ossos saudáveis
  • Magnésio: estimula a circulação sanguínea
  • Potássio: garante metabolismo adequado
  • Ferro: é importante para garantir o fornecimento de oxigênio para as células
  • Zinco: funciona no organismo como sendo um anti-inflamatório
  • Ácidos gordos ómega-3: indispensáveis para o funcionamento adequado do cérebro
  • Zeatina: é o estafeta químico mais importante que transporta todas essas substâncias focadas para os pontos onde elas devem agir

Praticamente, tal como todas as outras partes da árvore Moringa, também suas folhas podem ser de utilização versátil. Geralmente, nos países de origem, elas são consumidas crus, cozidas, estufadas ou assadas. No entanto também chá é possível preparar a partir delas, o que é tradicionalmente consumido como prevenção contra doenças e para promoção da saúde. Mas também é utilizado no exterior, por exemplo para superar problemas da pele. No entanto, nas nossas latitudes é particularmente importante o pó das folhas de Moringa. Com a secagem e moagem as folhas ganham durabilidade, sem perder os seus efeitos, e podem assim ser transportadas diretamente para nossas casas. Para nós, por exemplo em forma de cápsula, essa árvore milagrosa do Extremo Oriente fornece nossa porção extra diária de todos esses nutrientes e substâncias vitais referenciadas.


Para quem é Moringa particularmente adequada?

A planta universal versátil Moringa pode ser recomendada para todos aqueles que pretendem cobrir sua necessidade extra diária de um volume considerável de vitaminas essenciais, minerais e oligoelementos, sem ter que recorrer aos suplementos nutritivos fabricados sinteticamente. Além disso, na medicina ayurvédica, Moringa é altamente considerada ha já durante séculos, como sendo um remédio milagroso universal para toda uma variedade de dificuldades de saúde comuns. O consumo de folhas ou do pó das folhas de Moringa pode ajudar na falta de nutrição ou em casos de desnutrição, de anemia, dores de cabeça, pressão sanguínea flutuante, inflamação, para os propensos á infecções da pele, diarreia e febre. No entanto existem certos grupos de pessoas, para as quais o consumo desta planta é especificamente recomendado, ainda que no momento não sofrem de qualquer um desses problemas.


As mulheres grávidas e lactantes

O pó da folha de Moringa ou mesmo as folhas consumidas como um suplemento dietético durante a gravidez, podem promover o desenvolvimento saudável do feto com impacto positivo sobre a produção do leite materno. A criança poderá adquirir adicionalmente e primeiro a partir do corpo da mãe e depois a partir do leite materno, uma grande quantidade de vitaminas e minerais importantes. Podendo ser mencionados em particular os aminoácidos arginina e histidina contidos na planta, e que na fase de crescimento o organismo infantil não é capaz de produzir em quantidade suficiente, mas no entanto são tidas como indispensáveis para seu desenvolvimento saudável.


As crianças

Não apenas para os bebês, mas também para as crianças mais velhas em desenvolvimento, consumir Moringa é um importante contributo, pois que a grande quantidade de nutrientes e substâncias construtivas que ela contêm, tem um efeito positivo sobre o seu crescimento, em particular, no que se refere ao desenvolvimento de cérebro e das células nervosas. Além disso, o elevado teor de vitamina C reforça o sistema imunitário das crianças.


Os atletas

Os atletas de performance ou as pessoas que geralmente se encontram sob alta pressão, devem prestar especial atenção á uma dieta equilibrada devido à elevada necessidade de nutrientes e substâncias vitais. Moringa pode ajudá-los a garantir a adopção de todas as vitaminas essenciais, minerais e proteínas em uma forma adequada e preservar então completamente sua capacidade de performance. Isto é devido à elevada proporção de ferro e vitaminas A e C contidas na Moringa, o que cuida de assegurar continuamente o fornecimento de oxigénio suficiente para o sangue e mantendo o fluxo sanguíneo estabilizado. Além disso, o número elevado de aminoácidos e rica proporção de cálcio influenciam positivamente o crescimento muscular. Os antioxidantes concedem proteção adicional do tecido celular aquando do aumento da atividade física.


Os idosos

O consumo de Moringa também é recomendado para pessoas idosas para deixar-lhes ficar fit e vital na velhice. Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, pode prevenir contra uma série de problemas associados com a idade avançada. As folhas de moringa são uma fonte óptima de todas as substâncias vitais que os idosos necessitam.


Os vegans

Moringa também é importante para os vegetarianos, mas especialmente para os vegans, posto que estes sofrem frequentemente de sintomas de insuficiência de determinadas substâncias. Muitos deles portanto perguntam, de que forma podem cobrir suas necessidades face á proteínas, cálcio e ferro, enquanto renunciando alimentos de origem animal. As substâncias contidas nas folhas podem resolver este problema, pois eles contêm mais proteína do que os ovos ou iogurte, significativamente mais ferro do que o espinafre e excedem multiplas vezes o teor de cálcio no leite.

Leia também:

Hormônio zeatina, uma primavera da juventude

Por que a árvore moringa vai crescer de quatro a oito metros por ano? Por que esta árvore está indo de novo, mesmo tendo sido cortada nas raízes?

19/04/2018 555× Lido

5 dicas para perder peso das coxas

Uma das perguntas mais comuns que as mulheres perguntam sobre a perda de peso é se e como perder peso nas coxas. Pense no fato de que perder peso apenas das coxas como um músculo é extremamente desafiador. No entanto, em caso de dor nas coxas, atenção especial deve ser dada ao movimento. Muito movimento do tipo errado de movimento pode causar um aumento indesejado neste lote.

07/08/2018 54× Lido

GALERIA VIDEO


GALERIA FOTOGRAFIA


ARTIGOS MAIS POPULARES

Moringa – o uso e os efeitos desta árvore milagrosa

É possível recomendar o uso da planta universal versátil Moringa á todos quanto precisam cobrir suas necessidades diárias com uma maior variedade de v...

As folhas de Moringa como apoio á potência

Tradicionalmente, Moringa é entendida como uma resposta á diferentes doenças e como sendo um complemento medicinal ideal contra doenças freqüentes e g...

Activista verde contra o cansaço

Nós já sabemos que Moringa tem uma quantidade elevada de ingredientes activos, vitaminas e antioxidantes. No entanto, muitas vezes não conseguimos atr...

A resposta de Moringa para as diabetes maliciosas

É globalmente bem conhecido que a doença diabética se tornou uma epidemia mundial. Decerto que você ou seus ente queridos já tiveram a oportunidade de...